IPSC início - o que é?



IPSC é a sigla de "International Practical Shooting Confederation" ou em português, Confederação Internacional de Tiro Prático.

Foi criada em Columbia, nos Estados Unidos, em 26/05/1976, em uma reunião com a presença de diversos representantes de países interessados na prática do esporte, sob organização de Dick Thomas e na presença de 14 representantes mundiais, tendo como primeiro presidente Jeff Cooper, com a finalidade de manter, aprimorar e desenvolver o esporte do tiro prático, protegendo os princípios do esporte com armas de fogo, dando-lhe credibilidade no campo da competição internacional e regulamentando-o de maneira a garantir a prática segura e recreativa com armas de fogo por pessoas de bom caráter.

No Brasil, a Confederação Brasileira de Tiro Prático é a entidade formal que administra, organiza e promove a prática do esporte em todo território nacional, tendo como Missão: Difundir o Tiro Prático no Brasil e no Mundo, para incentivar a prática do esporte e atrair mais adeptos, proporcionando aos atletas, clubes e federações cursos, seminários e competições para promoção do esporte, promovendo o conhecimento do Tiro Prático, como esporte de segurança que agrega valores esportivos com transparência e união.

 

Missão

    Difundir o Tiro Prático no Brasil e no Mundo para incentivar a prática do esporte e atrair mais adeptos.

Visão

    Proporcionar aos atletas, clubes e federações cursos, seminários e competições para promoção do esporte.

Valores

    Promover o conhecimento do TIRO PRÁTICO como um esporte de segurança e que agrega valores esportivos com transparência e união. 

(Fontes: https://www.ipsc.org/1976-columbia-conference/ e https://cbtp.org.br/quem-somos/)


O IPSC se divide em categorias:


Open:

A arma não tem limite de modificações . Os calibres normalmente utilizados são o 9×23 ou 38 super.

 Standard:

A arma pode conter pequenas modificações, mas deve caber dentro de uma caixa com carregador inserido. Os calibres normalmente utilizados são o .40 S&W e o .45 ACP.

Production:

A arma deve ser original de fábrica sem alterações e possuir ação dupla para o primeiro disparo. Os calibres mais usados são o 9×19 mm e o 38 Super Auto.

 Revolver Standard:

A arma é um revólver standard original de fábrica, com cilindros de 6 tiros, no máximo, e cano de até 150mm – calibres normalmente usados: .38 SPL ou .45 ACP

 Classic:

Recém criada e ainda em fase de teste, é disputada com uma Pistola monofilar 1911, com poucas modificações aceitas.

Temos ainda no Brasil, a divisão:

Pistola Light:

A arma é uma standard de calibre 380 ACP e segue as mesmas regras da Standard.

Categorias:

Overall : Categoria geral. 

Junior: Categoria até 21 anos. 

Sênior: Categoria com mais de 50 anos.

Super Sênior: Categoria com mais de 60 anos.

Damas: Categoria para as mulheres


Estou inscrito atualmente na categoria "Light Sênior", porque possuo pistolas IMBEL calibre .380 e minha idade é acima de cinquenta anos.


Por enquanto, não participei de nenhuma competição a nível Municipal, Estadual, Nacional ou Internacional, somente a nível do Clube, nem chegando perto dos melhores, pois, o meu objetivo, no momento, é apenas treinar o uso da arma.


Alguns primeiros treinos de IPSC nos Clubes:

 







Comentários